- Área: 246 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de Reforma Residencial e Interiores, de autoria do ILLA, recebeu o Prêmio "O Melhor da Arquitetura 2012" - categoria "Reforma Residencial". A edificação residencial objeto da reforma, projeto e execução da Uma Arquitetura, já preservava a antiga casa porta-janela em terreno de 3,6m de largura (convertida em garagem e escritório), optando pela construção, nos fundos, de uma edificação quase industrial: pé direito amplo e tomadas de luz e ventilação através do telhado shed. À estrutura de concreto tinham sido adicionadas circulações verticais e horizontais metálicas.
A partir dessa pré-existência, uma obra inacabada com 246m2, o projeto do ILLA teve como premissa torná-la, além de “habitável”, aconchegante e apropriado para abrigar o lifestyle agregador do morador que costuma viver intensamente e receber muitos amigos.
Como premissa, deveria ser recriada a habitabilidade da edificação, com o menor investimento possível, através de mínimas intervenções e máximos resultados, mantendo seu aspecto industrial original e sua energy within. Para um melhor conforto térmico e acústico, as telhas metálicas antigas, danificadas pela ação tempo, foram substituídas por novas telhas sanduíche, que se acoplaram ao desenho e às grandes inclinações da estrutura de suporte original.
No terraço, a aplicação de cobertura verde tornou utilizável esse espaço, antes sem uso, e amenizou a temperatura do quarto do proprietário, localizado abaixo deste novo jardim. Quarto este que recebeu a única grande porta/divisória de correr que, quando fechada, confere privacidade ao cômodo, já que todo o restante da casa foi mantido de forma integrada, pois não foram construídas novas divisórias para compartimentação do ambiente.
Para reduzir custos, o sofá foi executado em concreto, durante a obra, através de uma laje suspensa de quatro metros de comprimento, sobre a qual foram colocadas almofadas sob medida. Com o mesmo propósito, o mobiliário da cozinha foi executado em compensado de obra, enquanto que a mesa e as cadeiras de jantar, bem como móvel da TV e do bar são peças reaproveitadas, herdadas de amigos e familiares.
O piso de parquet foi aplicado somente no setor da sala, deixando o espaço mais aconchegante e delicadamente diferenciado dos demais ambientes, enquanto que, no pátio, o piso foi executado com tijolos de demolição e brita, e a escada de acesso executada com tábuas de madeiras que sobraram da obra.